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Portugal 1910-1926

Sala de aula em 1911
Situação económica
Agricultura
Economia predominantemente agrícola.
Carência de cereais.
Incentivo à criação de gado, cultura da oliveira, pomares e produtos agrícolas.
A Norte, predomínio da pequena propriedade.
A Sul, grandes propriedades.
Elaboração de projectos de lei, com o objectivo de incrementar uma Reforma Agrária. Todavia, não foram postos em prática.

Indústria
Fraca industrialização.
Falta de matérias-primas.
Reduzida produção de energia eléctrica. –
Principais indústrias desenvolvidas:
Têxtil; Química; Cimenteira; Conservas.

Comércio externo
Balança comercial deficitária

Exportações: Vinho;Cortiça;Conserva de peixe;Têxteis baratos.
Importações: Máquinas; Matérias-primas; Produtos industriais.


Educação
Ensino Infantil:
Criação de Jardins-Escolas João de Deus.

Ensino Primário:
Obrigatório para todas as crianças, entre os sete e dez anos;
Criação dos Conselhos de Assistência Esco­lares;
Criação de Escolas Primárias.
Combate ao analfabetismo:Criação de Escolas Móveis.

Ensino Secundário:
Desenvolvimento das Escolas Técnicas e dos Liceus.

Ensino Superior:
Criação das Universidades do Porto e Lis­boa;
Lisboa - Criação da Faculdade de Direito;
Criação do Instituto Superior Industrial;
Criação do Instituto Superior Comercial;
Criação da Escola de Medicina Veterinária.

Formação de Professores:
Criação das Escolas Normais Superiores.

Educação Permanente:
Universidades Populares e Livres.
Criação do Ministério da Instrução Pública.

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