Saturday

A República

Postal alusivo à Implantação da República (1911)

Res publica é um termo latino que significa, à letra, coisa pública ou coisa do povo. O termo refere-se à doutrina política defensora de um regime em que o povo, em liberdade e sem coação de qualquer espécie escolhe e elege os seus governantes por um determinado período de tempo. Herdeira da ideologia Iluminista e liberal dos sécs XVIII e XIX, a República defende a liberdade, a igualdade perante a lei e o estabelecimento de uma sociedade laica.
Diz o que entendes por República
Interpreta o simbolismo da gravura

1 comment:

Anonymous said...

A República Democrática é um sistema de eleição de um grupo de pessoas (parlamento ou senado) que vão derirgir esse país. Geralmente este sistema é liderado por um presidente da Replública. Em Portugal o nosso Presidente tem funções de controlo do governo. Noutros países como a França o Presidente governa directamente o país.

As características da imagem são: A mulher representa a Replúbica; está semi-nua porque representa a liberdade; tem consigo a bandeira com as cores da República;a corrente partida na mão represnta o fim da repressão;o navio ao longe representa a ida da família Real para o exílio em Inglaterra;o escudo e a esfera armilar representa Portugal;o edifício representa o Parlamento;todas as pessoas debaixo da mulher são o povo que a apoia.

Espero que não se esquece de ler o meu comentário, dê-me uma nota BOA, porque eu ja me estou a isforçar mais em História :D :D. Bom fim-de-semana e boas brincadeiras a neve.

ASS: Maria Seixas